Uma breve biografia

Michael Joseph Jackson (Gary, Indiana, 29 de agosto de 1958 - Los Angeles, 25 de junho de 2009), cantor, compositor e dançarino norte-americano de música ¨hard rock¨, ¨rhythm & blues¨ (soul e funk), ¨disco¨ e ¨dance¨. 

Nos anos sessenta, sendo ainda um menino, atuou em um grupo musical de grande sucesso em companhia de seus irmãos, ¨The Jackson Five¨. Na década de 80 se transformou no maior super star mundial, o Rei do Pop, devido ao extraordinário impacto do seu álbum ¨Thriller¨ (1982), o disco mais vendido da história da música.

Denominado como "King of pop, rock and soul" pela atriz norte-americana Elizabeth Taylor, esta declaração referia-se a Michael Jackson não somente como o ¨Rei do Pop¨, mas também o ¨Rei do Rock e Soul¨. Ele também foi chamado de ¨O Rei do Entretenimento¨ pela popular apresentadora de televisão Oprah Winfrey, durante a entrevista que este lhe concedeu em fevereiro de 1993. Ademais, a Enciclopédia Britânica cita Michael Jackson como uma notável estrela do rock em sua seção ¨rock music¨, junto a Madonna e Prince.

Ao longo de sua trajetória como artista solo, a música de Michael Jackson modernizou-se e evoluiu, especialmente a partir da década de 80. Isto se manifesta nos estilos musicais ¨soul e funk¨ que interpreta, específicamente na mistura de ¨soul, funk e disco¨ ("Billie Jean" e "Thriller", de 1982); o ¨hard dance¨ ("Smooth Criminal" e ¨Bad¨, de 1987); e a mistura de ¨soul, funk e hip hop¨ ("Remember the Time" e "Jam", de 1991), esta última mistura se chama ¨new jack swing¨.

Mas também passa pelo ¨hard rock and roll¨, através de suas inovadoras canções de ¨hard rock¨ como "Beat it" (1982), "Dirty Diana" (1987), "Black or White" (1991), "Give in To Me" (1991), "D.S." (1995), "Morphine" (1997) e "Privacy" (2001), nas quais tem tocado, entre outros, guitarristas renomados de ¨hard rock¨ como Eddie Van Halen, Steve Stevens e Slash.

Jackson foi reconhecido como um gênio musical e artístico, e isto se demonstrou desde o início, na época em que era ainda menino, visto com um nível artístico realmente extraordinario. Porém foi também um personagem polêmico, com defensores e opositores, cercado de lendas sobre a sua vida pessoal.

De qualquer forma, sua genialidade artística é indiscutível, seu sucesso a nível mundial o levou a vender milhões de cópias de discos, apoiados por suas espetaculares campanhas de promoção, vídeos e concertos, aonde demonstrou seu enorme talento como cantor e dançarino.

O começo

Michael Jackson nasceu em Gary (Indiana), em 29 de agosto de 1958, sétimo filho de uma familia de nove irmãos, no número 2300 da ¨Jackson Street¨. Seu pai, Joseph Jackson, trabalhava como operador de guindaste em uma fábrica de fundição de metal, e ganhava o mínimo para a sobrevivência da sua família.

Joseph era um músico amador e tinha uma guitarra elétrica, porém era severo no que se tratava de impor normas e castigos, e proibiu o uso da guitarra pelos seus filhos. No entanto, seus filhos maiores, Jackie, Jermaine e Tito, a pegavam escondidos quando seu pai estava ausente da casa. O que começou como uma brincadeira logo se transformou em um hobby. Sua mãe, Katherine, lhes permitia convencida de que seria melhor que permanecessem em casa do que nas ruas de Gary, criando confusão.
Com o tempo, Joseph decidiu criar una banda com quatro de seus filhos, Tito, Jackie, Jermaine e Marlon. Naquela época Michael era demasiado pequeno (3 a 4 anos), porém ao vê-los cantando desejava fazer parte do grupo. Ocasionalmente ele colaborava tocando bongos. Certa vez sua mãe o flagrou cantando, e foi surpreendida por sua facilidade e talento, e pediu ao seu marido que o escutasse.

Deste modo o jovem Michael, de apenas cinco anos, substituiu seu irmão Jermaine como vocalista do grupo, que primeiro se chamou ¨Ripples & Waves¨, depois ¨Ripples & Waves Plus Michael¨e finalmente, ¨The Jackson Five¨.

O grupo atuou durante anos em diferentes clubes e casas de espetáculo nos estados do leste e centro-oeste, participando de inúmeros concursos e festivais amadores, apresentando-se em lugares emblemáticos como o teatro ¨Apollo¨ de Nova York. Em 1968, recomendados por Gladys Knight e pelo produtor Bobby Taylor, apresentaram-se para a gravadora Motown. Berry Gordy, dono e chefe da Motown, decidiu contratá-los de forma imediata, ao ver Michael Jackson interpretando versões de James Brown junto a seus irmãos.


Aos cuidados artísticos de Taylor, seguiram trabalhando durante um ano aproximadamente, até que em outubro de 1969 lançaram seu primeiro single, ¨I Want You Back¨. Apresentados por Diana Ross, a quem se atribuiu seu descobrimento em uma engenhosa manobra publicitária, chegaram ao número 1 alcançando um sucesso sem precendentes. Seus três singles seguintes,¨ABC¨, ¨The Love You Save¨, ¨I'll Be There¨, também fizeram sucesso, causando autêntico furor e uma verdadera "jacksonmania" por onde passavam.

Em 1972 Michael iniciou sua carreira solo, estreando com seu álbum ¨Got To Be There¨, ao mesmo tempo em que se dividia como vocalista dos ¨Jackson Five¨. A canção ¨Ben¨, que foi tema de um filme com o mesmo nome, firmou a fama de Michael como um cantor de voz extremamente melódica.

Após vários sucessos como ¨Never Can Say Goodbye¨, ¨Rockin' Robin¨ e ¨Dancing Machine¨, chegaram as desavenças com a Motown e o próprio Berry Gordy, causadas por uma maior ambição artística dos ¨Jackson Five¨. O grupo desejava produzir e compor suas próprias canções, mas Gordy somente permitia isso a estrelas como Stevie Wonder e Marvin Gaye.

Este problema, junto a questão dos poucos royalties que o ¨Jackson Five¨ recebia por cada disco vendido, fizeram com que em 1976 reincindissem seu contrato com a Motown para fechar com a Epic Records, filial de CBS (actual Sony BMG).

Deste modo chegaram os discos ¨The Jacksons¨ (1976), ¨Going Places¨ (1977) e ¨Destiny¨ (1978), com os quais deixaram claro que o grupo tinha talento para a composição e capacidade para produzir músicas mais modernas do que nos últimos anos em que estavam na Motown. Chegaram novamente ao topo das paradas com sucessos como ¨Blame It On The Boogie¨, ¨Shake Your Body (down to the ground)¨e ¨Can You Feel It¨.

Em 1978 Michael participou de um remake do filme ¨O mágico de Oz¨, interpretado por atores americanos negros, no papel do ¨Espantalho¨, porém o filme não fez grande sucesso.

Consagração

Após conhecer o produtor Quincy Jones, Jackson lança em 1979 o álbum ¨Off the Wall¨, pela gravadora CBS. Este trabalho o firmou definitivamente como artista solo, com perspectivas de futuro fantásticas, fazendo vendas milionárias e recebendo o seu primeiro prêmio Grammy, como melhor cantor de ¨rhythm & blues¨, pela canção ¨Don't Stop 'til You Get Enough¨. Em 1981 lança em companhia de seus irmãos o álbum ¨Triumph¨.

Em 1982 Michael lança o álbum ¨Thriller¨, com o qual se transforma em um super star, sendo por exemplo, o primeiro artista a obter duas estrelas na ¨Calçada da Fama¨ de Hollywood. O álbum se transformou, desde então, no mais vendido na história da música, com aproximadamente 104 milhões de cópias, sendo 65 milhões nos E.U.A. e 55 milhões no restante do mundo.


O sucesso se deveu em parte ao vídeo ¨Thriller¨, um curta-metragem com mais de 13 minutos de duração, dirigido por John Landis. O álbum também trouxe outros sucessos de estilos diversos, como ¨Beat It¨ (hard rock) e¨Billie Jean¨ (funk disco).

No ano seguinte atuou no especial de televisão ¨Motown 25: Yesterday, Today, Forever¨.

Em 1984 Jackson é convidado pela Casa Branca a receber um prêmio das mãos do então Presidente dos E.U.A., Ronald Reagan.

En 1985, junto a Lionel Richie e outros artistas do momento, lança ¨Usa for Africa¨, uma produção musical que continha o single ¨We Are The World¨, angariando milhões de dólares para ajudar os povos famintos da África, especialmente da Etiópia, e se converteu no single mais vendido até este momento. Também em 1985 comprou os direitos sobre as canções mais representativas dos ¨The Beatles¨.

O álbum ¨Bad¨de 1987, com uma venda aproximada de 32 milhões de cópias, a princípio teria 30 canções, mas acabaram-se resumindo a 10 canções. Este álbum foi acompanhado de uma autobiografia chamada ¨Moonwalk¨, o filme ¨Moonwalker¨ e vários vídeos, como o vídeo que dá o nome ao álbum, (dirigido por Martin Scorcese), ¨Smooth Criminal¨, ¨Speed Demon¨e ¨Leave me Alone¨.


A ¨World Bad Tour¨ iniciou neste mesmo ano e se prolongou por mais um ano, levando a música de Jackson aos cinco continentes. Meses antes da queda do Muro de Berlim, Jackson apresentou-se em um concerto na capital alemã, tendo como cenário o Portão de Brandemburgo.

O single ¨Black or White¨ foi descrito como uma mistura de ¨hard rock¨, ¨dance¨ e ¨rap¨, e aparece em novembro de 1991 como prelúdio do álbum ¨Dangerous¨, vendendo aproximadamente 30 milhões de unidades, transformando-se no single de mais rápida ascenção no ranking da Billboard.

Seu vídeo - tecnicamente um curta-metragem - foi um dos mais caros da história e contou com efeitos inovadores de computador. O álbum apresenta um som inovador que rompe com os anos 80 e é acompanhado de sua respectiva turnê, a ¨¨Dangerous World Tour¨, que apresenta tecnologia de ponta e alcança um recorde de audiência mundial ao ser transmitido simultaneamente por centenas de meios de comunicação.

A promoção do álbum "HIStory"

Em 1995 aparece ¨HIStory: Past, Present and Future - Book I¨, um álbum duplo misto com um primeiro volume que inclui grandes sucessos de sua carreira e um segundo que inclui canções novas. A polêmica campanha publicitária de lançamento teve como pilar um vídeo espetacular com imagens que recordavam o Exército Vermelho da Rússia. Distribuiram-se estátuas de Jackson, entre 13 e 15 metros de altura, que percorreram várias das principais capitais e rios do mundo. 

O primeiro single do disco, ¨Scream¨, gravado em dueto com sua irmã Janet Jackson, foi ¨Top 5¨ na Billboard. O single foi acompanhado do vídeo mais caro da história, enquanto que o segundo single, ¨You Are Not Alone¨ entrou diretamente como número 1 nas paradas, algo sem precedentes, marcando um novo recorde.

O disco estava acompanhado da "HIStory World Tour" que o levou por dois anos a se apresentar para mais de quatro milhões de pessoas e conseguindo uma arrecadação de US $ 85 milhões de dólares. ¨HIStory¨ conseguiu se tornar o álbum duplo mais vendido da história, vendendo 18 milhões de unidades.

Em 1995, Jackson vendeu metade das canções do seu catálogo musical que havia adquirido por quatro vezes mais do que lhe havia custado.


Em 1997, aparece ¨Blood On The Dance Floor¨, composto por cinco canções novas e oito remixes. Se transformou no álbum de remixes mais vendido até o momento, com sete milhões de cópias vendidas. Foi acompanhado de um vídeo do mesmo nome do álbum, e um vídeo curta-metragem (¨Ghosts¨) com 45 minutos de duração dirigido e produzido por ele mesmo e Stephen King.

O novo single

Em 2001, Michael Jackson celebrava seu 30.o aniversário como artista solo com o lançamento do álbum ¨Invincible¨ e um concerto no Madison Square Garden, celebrado poucos dias antes dos ataques do 11 de setembro.

O vídeo para o single 'You Rock My World¨ contou com a presença de Marlon Brando e o comediante Chris Tucker. As vendas do álbum foram inferiores aos seus trabalhos anteriores e o artista se viu envolvido em conflito com sua gravadora Sony, que decidiu suspender a promoção do disco dois meses após seu lançamento.

No entanto, neste breve período ¨Invincible¨ havia vendido mais de cinco milhões de cópias e entrou como o número 1 na lista de vendas da Billboard, havendo vendido até o presente cerca de nove milhóes de unidades. Jackson acusou Tommy Mottola (presidente da Sony Music) de ser rascista e mafioso. Jackson cancelou uma turnê prevista para 2002 e o lançamento de vários singles.

Em outubro deste mesmo ano de 2001, Michael completou seu trabalho em um single beneficente: ¨What More Can I Give¨, uma resposta aos atos terroristas do 11 de setembro. Da mesma forma que gravou anos atrás ¨We Are The World¨, novamente Michael contou com a participação de vários artistas e com a expectativa de alcançar US $ 50 milhões de dólares para as famílias vítimas dos ataques.

No entanto o single não foi lançado. Na gravação (havia também uma versão em espanhol) participaram, entre outros, Mariah Carey, Céline Dion, Tom Petty, Reba McEntire, Ricky Martin, Carlos Santana, Beyoncé Knowles (Destiny's Child), Nick Carter (Backstreet Boys), Aaron Carter, Mya, Luis Miguel, Gloria Estefan, Shawn Stockman (Boyz II Men), Shakira, Usher, Brian McKnight, Julio Iglesias, Luther Vandross, John Secada, Billy Gilman, Alejandro Sanz, Christian Castro, Olga Tañón, Anastacia, Juan Gabriel, Thalía, Ziggy Marley e 3LW.

Em 2002 Jackson fez uma breve aparição no filme ¨Homens de Preto II¨.

No ano seguinte, Jackson foi acusado de pedofilia, sendo declarado INOCENTE DE TODAS AS ACUSAÇÕES COM 100% DOS VOTOS, em 13 de junho de 2005.


Posteriormente passou a viver no Bahrein a convite do príncipe Abdul Aha-Jamed. (...)

Em 2006, foi lançada uma compilação dos seus 20 melhores singles e vídeos em edição limitada, chamada ¨Visionary - The Video Singles¨. Também recebeu o Prêmio Diamond no ¨World Music Awards¨ (Londres) , aonde interpretou ¨We Are The World¨ junto a um coro de jovens.

Em comemoração ao aniversário de 25 anos do álbum ¨Thriller¨, o disco mais vendido da história, em 11 de fevereiro de 2008 Michael lança um novo trabalho, uma edição especial contendo seis canções inéditas: "The Girl is Mine 2008" com Will.i.am, "P.Y.T. (Pretty Young Thing) 2008" com Will.i.am, "Wanna be Startin' Something 2008" com Akon, "Beat it 2008" com Fergie de Black Eyed Peas, "Billie Jean 2008" um remix feito por Kanye West, e uma balada chamada "For all time", não editada na versão original, mas remasterizada por Michael Jackson.

O DVD adicional incluía os vídeos de ¨Thriller¨, ¨Beat It¨ e ¨Billie Jean¨; também continha uma apresentação ao vivo durante o especial ¨Motown 25: Yesterday, Today, Forever¨ da NBC em 1983. A nova edição tem vendido em todo o mundo mais de três milhões de cópias.(...)

Em comemoração aos seus 50 anos de idade no dia 29 de agosto de 2008, Jackson lança uma compilação chamada ¨King of Pop¨ em países como Austrália, Áustria, Bélgica, Alemanha, Hong Kong, Hungría, Japão, Países Baixos, Filipinas e Reino Unido, para posteriormente ser lançado também na Argentina, Brasil, Chile, Finlândia, França, Grécia, Itália, Polônia, Rússia, Espanha, Suécia, Tailândia e Turquía. 

Esta compilação contém tanto suas canções como artista solo como em seu período de vocalista no ¨The Jackson Five¨e ¨The Jacksons¨. As canções foram escolhidas pelos fãs através de uma votação pela Internet.

Em março de 2009, Michael anunciou sua volta aos cenários com uma série de concertos na Arena O2 em Londres. Uma previsão de 10 shows foi alterada para 50 shows, supostamente pela demanda do público. Com a turnê ¨This Is It¨, segundo Randy Phillips, promotor da turnê, novos singles de Michael seriam lançados.


O adeus

Na manhã de 25 de junho de 2009, Jackson sofreu um ataque cardíaco em sua casa em Los Angeles. Os paramédicos chegaram à sua residência e o encontraram sem pulso e sem respiração, sendo levado para um hospital em Los Angeles, o Ronald Reagan UCLA Medical Center.

Impacto artístico

Michael e a indústria dos vídeos

Michael Jackson é reconhecido como um dos artistas mais inovadores no campo dos vídeos, tendo recebido numerosos prêmios pela qualidade dos seus trabalhos visuais, argumentativos, estilísticos, tecnológicos e de coreografia.

No álbum ¨Thriller¨destacam-se os vídeos ¨Beat It¨e ¨Thriller¨, o último escrito por Jackson e John Landis, reconhecido por sua inovação e sua dança, coreografada por Jackson e Michael Peters, assim como o ambiente de vanguarda e a maquiagem.

Do álbum ¨Bad¨destacam-se os vídeos de ¨Smooth Criminal¨e ¨Bad¨. No primeiro aparece o ¨The Lean¨, um sistema inovador inventado por Michael Jackson, Michael Bush e Dennis Tompkins para criar a ilusão de anti-gravidade durante a coreografia de ¨Smooth Criminal¨.

Considerado este um de seus melhores vídeos, a estória se desenrola em um bar clandestino dos anos 30, aonde Michael encarna um gangster que causa alvoroço ao entrar no local., para terminar com uma incrível coreografia. A ideia inicial era de gravar o vídeo ao ar livre, depois optou-se por um local mais urbano. Quanto ao vídeo de ¨Bad¨, intepretado por uma gangue, estes combinam movimentos coreografados com movimentos autênticos.


¨No álbum ¨Dangerous¨, o vídeo de ¨Black or White¨ surpreendeu por usar uma nova técnica digital chamada 'morphing', nunca vista antes em um vídeo musical. Também causou controvérsia por um momento em que Jackson se transforma em uma pantera e dança de forma muito sensual, enquanto destrói símbolos nazistas.

¨Remember the Time¨, ambientado no antigo Egito, inclui uma coreografia com passos de dança de estilo egípcio. Este vídeo conta com a participação do ator Eddie Murphy.

Dentro do álbum ¨HIStory¨, o vídeo da canção ¨Scream¨ se torna o mais caro da história com um custo de oito milhões de dólares. Se desenrola em um ambiente futurista e Michael divide a tela com sua irmã Janet Jackson.

A canção ¨They Dont Care About Us¨ possui duas versões, uma gravada em cenário real em uma área pobre do Brasil, e a outra versão se passa dentro de uma prisão. O segundo vídeo foi censurado.

O vídeo de ¨Ghosts¨, do álbum ¨Blood on¨The Dance Floor¨ é o vídeo mais longo com duração de 40 minutos, por isso se enquadra como curta-metragem. A estória acontece dentro de uma casa-fantasma aonde dançam e criam músicas. Esta obra foi escrita por Stephen King e Michael Jackson, que também dirigiu o vídeo. Este trabalho recebeu boas críticas no Festival de Cannes.


Características artísticas

Um excepcional dançarino

Michael Jackson é popularmente conhecido por ser um notável dançarino, assim como por suas incríveis coreografias, na maioria das vezes, criadas por ele mesmo.

Tem passos que são populares a nível mundial, os quais são reproduzidos por dançarinos amadores e profissionais. O mais conhecido deles é o ¨Moonwalk¨. O próprio Jackson disse em uma entrevista que inspirou-se vendo as crianças dançarem na rua. Considerado por muitos como um dos melhores dançarinos do século, recebeu a admiração de lendas da dança, como Fred Astaire e James Brown.

Ocupações menos conhecidas

Michael Jackson escreveu dois livros: ¨Moonwalk¨, autobiografía que relata sua vida até 1988, e ¨Dancing The Dream¨, um livro de poemas e reflexões sobre diversos temas, como a vida, as crianças e os animais.
Como escritor criou a trama do seu filme ¨Moonwalker¨, assim como as de muitos de seus vídeos. guionista escribió el argumento de su película Mmoonwalker así como de muchos de sus videoclips. Também fez a narração do filme Ë.T. - o extra-terrestre¨em um audiobook, pelo qual ganhou um Grammy como ¨Melhor Gravação para Crianças¨.

Há poucos desenhos conhecidos de Michael Jackson, mas destaca-se como desenhista qualificado. Entre seus trabalhos conhecidos há um retrato de Charles Chaplin, dedicado a uma sobrinha e que foi vendido por milhares de dólares. Há também outros desenhos no encarte do álbum ¨ThrIller¨.


Como diretor de cinema, foi responsável pelo seu vídeo ¨Blood on The Dance Floor¨. Também foi o diretor artístico de suas turnês mundiais ¨Dangerous¨ e ¨Bad World Tour¨, aind o diretor geral da turnê ¨Dangerous¨m junto com Kenny Ortega.

A voz

Timbre Vocal: contratenor, tenor, barítono

Nota mais alta: E6

Nota mais baixa: E3

Alcance vocal: 3.6 oitavas + (44 notas em meados dos anos 80 de acordo com Seth Riggs, consultor vocal de Jackson. Em 1990, Riggs disse que a ampla gama de Michael se expandia até a quatro oitavas. Aparentemente, por causa da idade, Jackson adquiriu a capacidade de fazer notas mais baixas, sem perder as altas.

Michael Jackson é considerado um dos melhores vocalistas da música popular na história. Seu característico timbre vocal, a versatilidade e alcance são algumas das razões que se poderiam mencionar. A este respeito Frank Sinatra comentou: “O único cantor masculino que tenho visto além de mim mesmo, e que é melhor do que eu... é Michael Jackson¨.

Como complemento, a publicação ¨Psychology Today Magazine¨, Jul/Aug 2006, afirma que Michael Jackson é dono de ¨um ouvido absoluto¨.

Estética

Outro fator que tem definido Michael Jackson, tanto em sua vida privada como em seus concertos e vídeos, é a extravagância e a originalidade do seu figurino, criando um estilo próprio que, como sua dança, tem se destacado.

Um dos seus símbolos mais emblemáticos é a luva branca em uma mão só e as meias de lantejoulas brilhantes, junto a uma jaqueta preta igualmente brilhante. Também é conhecido o seu gosto por uniformes militares adornados com medalhas e emblemas, e os óculos de sol.

Esforços humanitários

Michael dedicou grande parte de sua vida a distribuir ajuda humanitária pelo mundo. Está registrado no Livro Guiness de Recordes como o artista que mais dinheiro doou à caridade, cerca de US$ 300 milhões de dólares. Desde criança, quando distribuía doces às crianças do seu bairro com o dinheiro que ganhava por suas atuações, até megaprojetos como ¨USA for África¨, arrecadando milhões de dólares para este continente. Jackson sempre demonstrou uma forte motivação filantrópica ao longo de sua vida e carreira.

Estas tem sido as instituições que Michael Jackson tem apoiado:
AIDS Project L.A., American Cancer Society, Angel Food, Big Brothers of Greater Los Angeles, BMI Foundation, Inc., Brotherhood Crusade, Brothman Burn Center, Camp Ronald McDonald, Childhelp U.S.A., Children's Institute International, Cities and Schools Scholarship Fund, Community Youth Sports & Arts Foundation, Congressional Black Caucus (CBC), Dakar Foundation, Dreamstreet Kids, Dreams Come True Charity, Elizabeth Taylor Aids Foundation, Juvenile Diabetes Foundation, Love Match, Make-A-Wish Foundation, Minority Aids Project, Motown Museum, NAACP, National Rainbow Coalition, Rotary Club of Australia, Society of Singers, Starlight Foundation, The Carter Center's Atlanta Project, The Sickle Cell Research Foundation, Transafrica, United Negro College Fund (UNCF), United Negro College Fund Ladder's of Hope, Volunteers of America, Watts Summer Festival, Wish Granting, YMCA - 28th Street/Crenshaw.


Vida amorosa e filhos

Michael Jackson se casou em duas ocasiões, a primeira vez com Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley, e a segunda com a enfermeira Deborah Rowe, mãe de dois de seus filhos, Prince Michael e Paris.

O cantor tem um terceiro filho, Prince Michael II, cuja identidade da mãe é desconhecida.


Discografía

Álbuns
Álbuns lançados com o selo Motown:

Got To Be There (1971)

Ben (1972)

Music And Me (1973)

Forever, Michael (1975)

One Day In Your Life (1981) - recompilação

Farewell My Summer Love (1984)

Álbuns lançados com o selo Epic Records (Sony Music/Sony BMG) :

Off the Wall (1979)

Thriller (1982)

Bad (1987)

Dangerous (1991)

HIStory: Past, Present and Future - Book I (1995)

Blood On The Dance Floor (1997)

Invincible (2001)

Recompilações de músicas e vídeos:

Number Ones (2003)

The Ultimate Collection (2004)

The Essential Michael Jackson (2005)

Visionary - The Video Singles (2006)

Thriller: 25th Anniversary Edition (2007)

King of Pop (2008)

Vídeos e DVD's:

VHS :

1983 : Making Of Thriller

1985 : Motown 25: Yesterday, Today, Forever

1985 : We Are The World - The Video Event

1994 : Grammy's Greatest Moments Volume I

1988 : The Legend Continues

1988 : Moonwalker

1993 : Dangerous-The Short Film

1995 : HIStory On Film Volume I

1997 : HIStory On Film Volume II

1997 : Ghosts

DVD :

2001 : Dangerous-The Short Film

2001 : HIStory On Film Volume I

2002 : HIStory On Film Volume II

2002 : We Are The World : The Story Behind The Song (edición japonesa)

2003 : Number Ones

2004 : The Ultimate Collection - DVD Dangerous Tour en Bucarest

2005 : We Are The World : The Story Behind The Song (edición especial 2 DVD)

2005 : Dangerous Tour en Bucharest